Avenida Noroeste, 8083 – V.Dr.Albuquerque – Campo Grande - MS
ZV9BAL - 1ª ATIVAÇÃO DO FAROLETE BALDUÍNO - 2017

HISTÓRICO DA ZV9BAL

Foram apenas 40 dias, desde o nascimento da sugestão do Tyaraju (PU9ATH) ao Paulo Dionél (PT9RF), até a concretização da 1ª ativação do primeiro farol ou farolete de águas fluviais brasileiras a entrar no tradicional evento dos faróis sul-americanos!

No entanto, as coisas não foram acontecendo por obra do acaso. Logo que surgiu essa possibilidade, mesmo que remota, o  Jimmy Fábian (PT9JFM) já contatou o Carlos Alberto Almirón (LU7DSY), de Bahia Blanca, Argentina, sobre a possibilidade de inscrição do Farolete Balduíno no ARLHS, em virtude da 9ª Edição do Final de Semana dos Faróis Sul-Americanos.

Por se tratar de um pedido que envolve entidade IARU, o Carlos por sua vez  solicitou do Orlando Perez (PT2OP) sua intermediação em busca de maiores informações do Jimmy, que prontamente o atendeu, após uma intensa busca na internet a respeito do assunto.

O Orlando (PT2OP) ainda aproveitou aquela movimentação para pedir ao Rony (PS7AB) a inclusão do Farolete Balduíno no Diploma Faróis Brasileiros (DFB), ao que o colega potiquar respondeu negativamente, visto que o DFB só aceita faróis.

Mesmo com o pedido inicial em trâmite, o colega Carlos Albeto Almirón já acreditava na possibilidade de ativação do Farolete Balduíno, tanto é que assim se expressou (em espanhol):

“EL FAROLETE BALDUINO UBICADO EN EL RIO PARAGUAY SERA ACTIVADO POR PRIMERA VEZ POR LABRE-MS.

Un pequeño faro o baliza (en portugues farolete) sera puesto en el aire por primera vez con el prefijo ZV9BAL. Se trata del FAROLETE BALDUINO, BRA-en trámite, ubicado en la margen derecha del río Paraguay en la ciudad de Corumba, en el estado brasileño de Mato Grosso do sul, en el centro oeste de Brasil. El amigo Jimmy Fabian de Sá Miranda, PT9JFM, vice presidente de LABRE-MS, nos hizo llegar la documentación para que gestionemos el reconocimiento por parte de la ARLHS y le sea otorgado el numero de referencia BRA. Este farolete fluvial figura en el listado oficial del Servicio de Señalización Nautica de la Armada de Brasil como BR-1200".

Ao que o Orlando, também, já se demonstrou muito otimista e proferiu: "Amigos, é um grande feito:  pela primeira vez no Brasil um farolete será ativado. E mais ainda, é um farolete fluvial, também a primeira vez que se ativa uma luz fluvial no Brasil. Parabéns aos colegas da LABRE-MS. 73, Orlando PT2OP".

Enquanto o Carlos Almirón e Orlando Perez trabalhavam na missão burocrática, a Presidência da LABRE/MS procurava local adequado à margem do Rio Paraguai de tal forma que os operadores da ZV9BAL ficassem na linha de visada do Farolete Balduíno, o que só foi conseguido há poucos dias do evento. A Fundação de Turismo do Pantanal, da Prefeitura de Corumbá, concedeu à LABRE/MS autorização para uso da área externa do Centro de Convenções Miguel Gómez, no Porto Geral, um local realmente perfeito para as instalações da estação na qual apenas 2 (dois) radioamadores se credenciaram a operar esse Indicativo Especial nos dias 18 e 19 de fevereiro, visto que os demais interessados inicialmente, por motivos particulares não puderam fazer parte da equipe.

Mesmo com a propagação nada boa no período, a ZV9BAL, operada por Rubens Magalhães Cardoso (PT9MC) e Paulo Dionél (PT9RF), inaugurou o primeiro farolete em águas fluviais, o Farolete Balduíno, que entra de vez para a história dos FINAIS DE SEMANAS DOS FARÓIS SUL-AMERICANOS com seu definitivo número BRA-293, que, acreditamos ano que vem terá sua segunda ativação e com um número expressivo de operadores. Façam suas apostas!

A todos que trabalharam nessa idéia e concretização desse feito, o nosso MUITÍSSIMO OBRIGADO, em especial aos amigos Carlos Alberto Almirón (LU7DSY) e Orlando Perez (PT2OP)!

73, de  PT9RF, Paulo Dionél da Silva, Presidente da LABRE/MS. 

A imagem pode conter: céu, planta, árvore, atividades ao ar livre, natureza e água

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre e texto

A imagem pode conter: 1 pessoa, céu e atividades ao ar livre 

 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

 A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, barba, atividades ao ar livre e natureza

 A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, oceano, atividades ao ar livre e água

 A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa

ULTIPRO - www.ultipro.com.br