Radioamador do Distrito Federal, indicado pela LABRE Mato Grosso do Sul, recebe a mais alta condecoração do radioamadorismo nacional

MARTÍN BUTERA (PT2ZDX) LADEADOS, À DIREITA PELO GUSTAVO (PT2ADM), PRESIDENTE DA LABRE-DF, E À ESQUERDA O ORLANDO (PT2OP), VICE-PRESIDENTE, CONTANDO COM A HONROSA PRESENÇA DA THEREZINHA (PT2TF).
Martin Butera (PT2ZDX) ladeado, à direita da foto pelo Orlando (PT2OP), vice-presidente da LABRE-DF; à esquerda pelo Gustavo (PT2ADM), presidente da LABRE-DF, e ainda contando com a honrosa presença da colega Therezinha (PT2TF).

Na sede da LABRE Nacional, no dia 1º de fevereiro de 2025, Martin Butera (PT2ZDX), filiado à LABRE-DF recebeu a Comenda da Ordem do Mérito do Radioamador, a mais alta condecoração do radioamadorismo nacional. Essa honraria é concedida pela Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – LABRE e é representada por uma medalha, distintivo e certificado.

A Comenda da Ordem do Mérito do Radioamador tem por finalidade reconhecer os méritos daqueles que se distinguem na prática do radioamadorismo e/ou que tenham prestado notáveis serviços às telecomunicações, à comunidade, à Pátria, entre outras virtudes.

A LABRE Mato Grosso do Sul teve o privilégio de apresentar o Martin Butera (PT2ZDX) ao Conselho Permanente da Ordem da Comenda, em 2024, sendo que a proposição foi aceita e aprovada na Reunião Anual da LABRE ocorrida na cidade de Navegantes, SC, em 09/11/2024, oportunidade em que a Comenda também foi concedida aos radioamadores Sérgio Lima de Almeida (PP5JR) e Willian George Schauff (PY2GN)..

Após receber a condecoração das mãos do presidente da LABRE-DF, Martin e sua esposa Ligia foram convidados pelo anfitrião a participarem da já tradicional “Operação Fumaça”, juntamente com os demais participantes do solene evento, oportunidade em que o jovem casal puderam compartilhar com os presentes o contentamento e alegria pela conquista merecida de tão valiosa Comenda da Ordem do Mérito do Radioamador.

Na tarde do festivo dia 1º de fevereiro de 2025, Martin e Ligia foram visitar a imponente Catedral de Brasília, para momentos de contrição e de agradecimentos.

Martin e sua esposa Ligia felizes da vida na visita que fizeram à famosa Catedral de Brasília, portando a merecida Comenda.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO MARTIN

Escrever de forma resumida sobre a trajetória do radioamador e ser humano Martin Butera não é tarefa nada fácil, pois teria que deixar de relatar uma série de informações relevantes, então pelo menos se deve relatar as principais ocorrências do colega no âmbito do radioamadorismo.

Martin Butera começou em radiocomunicação numa idade ainda muito tenra, e nisso já se vão bons 32 anos na plena atividade, que teve origem na radioescuta na Faixa do Cidadão (11 Metros), na década 1990, na Argentina, sua terra natal.

Em meados da década dos anos 1990, Martin ingressou na categoria Inicial, recebendo seu primeiro indicativo de chamada LU9EFO, e foi galgando com sucesso nas categorias seguintes até ao topo, “Novicio”, “Intermédio”, “General” e “Superior”, numa época em que os exames no âmbito do radioamadorismo na Argentina eram muito rigorosos.

Em 1997, Martin passou a integrar a Brigada de Defesa Civil Argentina, equivalente à nossa RENER brasileira, dos áureos tempos de intensa atuação nacional.

Desde o início da prática do ”hobby”, Martin já demonstrava interesse também em outras facetas do radioamadorismo, como por exemplo no campo da urgência e da emergência, sempre atento a qualquer situação em que pudesse prestar serviços de cunho humanitário por meio de seu aparato de rádio e sistema irradiante. Há relatos veiculados por periódicos argentinos, Clarín e Informaciones, nos quais dão conta que em determinada oportunidade Martin auxiliou numa eficaz comunicação com os órgãos de socorro na missão de resgate de toda a tripulação de um barco que estava em iminente situação de afundamento, por causa de uma forte tempestade e mau tempo que se abatia na localidade.

Martin, por sua brilhante capacidade técnica e operacional, ainda residindo na Argentina passou a fazer visitas ao Brasil, periodicamente, sempre a convite para participar de expedições, contestes, DX, visitas a ilhas, faróis, fortalezas, montanhas, parques naturais, operações especiais no Movimento Escotistas, oportunidades essas que lhe deram a conhecer também outras partes da América do Sul e América Central.

Na foto abaixo vemos um dos inúmeros momentos do Martin em concursos nacionais e internacionais pela famosa e conceituada estação ZW5B.

Já no Brasil, em definitivo, Martin ingressou no quadro associativo da LABRE em 2018 pela Estadual da LABRE São Paulo e poucos anos depois, o titular da PT2ZDX foi convidado pela atual diretoria da LABRE do Distrito Federal a exercer o cargo de diretor de QTC, que durou de 2022 a 2024.

Na função, Martin editava o QTC Falado da LABRE-DF e o colocava no ar via PT2AAA a cada duas semanas, aos sábados,  na QRG de 145,21 MHz, contando sempre com a vibrante locução do colega Armando Costa (PU2AKA). O trabalho só terminava com o envio da versão impressa a centenas de radioamadores e às mais diversas associações congêneres de várias partes do mundo.

                Como vem fazendo de longa data, Martin Butera (PT2ZDX) ainda encontra tempo para divulgar o Brasil nas páginas de mais de 20 revistas e boletins ao redor do mundo, e em pelo menos 10 idiomas. Por um tempo pertenceu ao “staff” da mais famosa publicação norte-americana “CQ Amateur Radio”, tornando-se o único latino-americano a ser contratado pela revista, onde todos os seus colaboradores são norte-americanos.

                Há vários anos Martin vem trabalhando com a publicação na sua versão japonesa, fato que o levou a ser convidado especial da revista CQ Japão, para integrar o stand da Ham Fair 2024, Tóquio, convite que foi replicado pela JARL (The Liga Japonesa de Rádio Amador), viagem que ocorreu na segunda metade de 2024, ficando por um bom período na “Terra do Sol Nascente”, de onde enviava informações sobre as inovações tecnológicas no radioamadorismo e relatos de suas visitas a clubes e colegas de rádio, e também das homenagens recebidas pelo reconhecimento de seu trabalho de divulgação do radioamadorismo brasileiro, muito apreciado pelos pares japoneses.

Essa disposição de viajar para partilhar conhecimentos e experiências tem levado Martin Butera a visitar periodicamente Estaduais da LABRE, ocasião perfeita para interagir com os administradores, se colocar à disposição para quaisquer necessidades, em especial para representá-las em determinadas situações, mas o foco principal é a interação com os radioamadores das localidades visitadas. E continuar o projeto de conhecer todos os estados do Brasil e as estaduais da LABRE em atividade, para estar sempre a par dos acontecimentos e ter a oportunidade de divulgar sobre a saúde do radioamadorismo brasileiro em suas publicações nas revistas pelo mundo a dentro.

Foi numa dessas viagens, Martin Butera (PT2ZDX), acompanhado de Lígia Moura,  sua esposa, nos concedeu o privilégio de visitar a sede da LABRE-MS, em maio/2023, chegou até realizar um QSO na Estação Oficial PT9AA, como se vê num vídeo que circula no site da Estadual. Embora tenha sido uma rápida passagem por Mato Grosso do Sul, Martin e Ligia ainda bem que deu tempo de fazer novas amizades com colegas radioamadores e seus familiares.

Mas como essa viagem foi apenas um “tira-gosto”, o jovem, simpático e amável casal, promete retornar ao estado para conhecer diversas cidades, explorar as belezas naturais, continuar apreciando a nossa música regional, a rica culinária, entender um pouco sobre o caldo cultural resultante de migrações e imigrações, em especial das colônias paraguaias, japonesas, libanesas e, óbvio, interagir com o maior número de colegas nas diversas regiões do Estado. E também visitar a LABRE Mato Grosso do Sul.

Aguardemos ansiosos para o cumprimento da promessa!

Rolar para cima